Tornar o simples em complicado é FÁCIL!! Agora tornar o complicado em simples é CRIATIVIDADE!!!
14/05/2013
Respostas da revisão 8ºano
Respostas da revisão do 8º ano
1)
a 2
b 6
c 5
d 7
e 2
f 3
g 2
h 2\/5
i 3\/2
j 3\/3
k Não muda, continua \/14
l 2\/5
2) a) x+x+x+x+x+y+y+y
5x + 3y
b) 2x + x + x + x+3 + x+4
6x+7
3) a) expressão
b)expressão
c) equação
d) equação
4) a) 2.x + 3
b) x + x
2
c) x + x+1
d) x + 3x = 36
5. x =3
6. Tem que fazer o cálculo mas é identidade e no final fica assim 0=0
1)
a 2
b 6
c 5
d 7
e 2
f 3
g 2
h 2\/5
i 3\/2
j 3\/3
k Não muda, continua \/14
l 2\/5
2) a) x+x+x+x+x+y+y+y
5x + 3y
b) 2x + x + x + x+3 + x+4
6x+7
3) a) expressão
b)expressão
c) equação
d) equação
4) a) 2.x + 3
b) x + x
2
c) x + x+1
d) x + 3x = 36
5. x =3
6. Tem que fazer o cálculo mas é identidade e no final fica assim 0=0
13/05/2013
08/05/2013
29/04/2013
Exercícios de Equações do 2º grau(Completas)
EXERCÍCIOS
1) Resolva as seguintes equações do 2° grau incompletas
a) x² - 49 = 0 (R: -7 e +7)
b) x² = 1 (R: +1 e -1)
c) 2x² - 50 = 0 (R: 5 e -5)
d) 7x² - 7 = 0 (R: 1 e -1)
e) 5x² - 15 = 0 (R: √3 e -√3)
f) 21 = 7x² (R: √3 e -√3)g) 7x² + 2 = 30 (R: 2 e -2 )
h) 2x² - 90 = 8 (R: 7 e -7)
i) 4x² - 27 = x² (R:3 e -3)j) 4x²= 36 (R: 3, -3)
k) 4x² - 49 = 0 ( R: 7/2, -7/2)
l) 16 = 9x² (R: 4/3 , -4/3)
2. Calcular o discriminante de cada equação e analisar as raízes em cada caso:
a) x² + 9 x + 8 = 0 (R:-1 e -8)
b) 9 x² - 24 x + 16 = 0 (R:4/3)
c) x² - 2 x + 4 = 0 (vazio)
d) 3 x² - 15 x + 12 = 0 (R: 1 e 4)
e) 10 x² + 72 x - 64 = 0 (R:-8 e 4/5)
e) 5x² - 3x - 2 = 0 (R: 1 e -2/5)
f) x² - 10x + 25 = 0 (R: 5)
g) x² - x - 20 = 0 (R: 5 e -4)
h) x² - 3x -4 = 0 (R: 4 e -1)
i) x² - 8x + 7 = 0 (R: 7 e 1)
3. RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU
1) x² - 5x + 6 = 0 _____(R:2,3)
2) x² - 8x + 12 = 0 ______(R:2,6)
3) x² + 2x - 8 = 0______ (R:2,-4)
4) x² - 5x + 8 = 0 ______(R:vazio)
5) 2x² - 8x + 8 = 0_______ (R:2,)
6) x² - 4x - 5 = 0_______ (R:-1, 5)
7) -x² + x + 12 = 0_______ (R:-3, 4)
8) -x² + 6x - 5 = 0_______ (R:1,5)
9) 6x² + x - 1 = 0______ (R:1/3 , -1/2)
10) 3x² - 7x + 2 = 0 ______(R:2, 1/3)
11) 2x² - 7x = 15 _______(R:5, -3/2)
12) 4x² + 9 = 12x______ (R:3/2)
13) x² = x + 12 ______(R:-3 , 4)
14) 2x² = -12x - 18 _____(R:-3 )
15) ( x - 5)² = 1_______(R:6,4)
16) 25x² = 20x – 4 ____(R: 2/5)
17) 2x = 15 – x² ______(R: 3 , -5)
18) x² + 3x – 6 = -8____ (R:-1 , -2)
19) x² + x – 7 = 5 ____(R: -4 , 3)
20) 4x² - x + 1 = x + 3x² ___(R: 1)
21) 3x² + 5x = -x – 9 + 2x²____ (R: -3)
22) 4 + x ( x - 4) = x _____(R: 1,4)
23) x ( x + 3) – 40 = 0 _____(R: 5, -8)
24) x² + 5x + 6 = 0 _____(R:-2,-3)
25) x² - 7x + 12 = 0 _____(R:3,4)
26) x² + 5x + 4 = 0 _____(R:-1,-4)
27) ( 2x - 4)² = 0_______(R:2)
28) x² - 18x + 45 = 0 _____(R:3,15)
29) -x² - x + 30 = 0 _____(R:-6,5)
30) x² - 6x + 9 = 0 _____(R:3)
31) ( x + 3)² = 1_______(R:-2,-4)
32) x² + 3x - 28 = 0 (R: -7,4)
33) x² - 3 = 4x + 2 (R: -1,5)
1) Resolva as seguintes equações do 2° grau incompletas
a) x² - 49 = 0 (R: -7 e +7)
b) x² = 1 (R: +1 e -1)
c) 2x² - 50 = 0 (R: 5 e -5)
d) 7x² - 7 = 0 (R: 1 e -1)
e) 5x² - 15 = 0 (R: √3 e -√3)
f) 21 = 7x² (R: √3 e -√3)g) 7x² + 2 = 30 (R: 2 e -2 )
h) 2x² - 90 = 8 (R: 7 e -7)
i) 4x² - 27 = x² (R:3 e -3)j) 4x²= 36 (R: 3, -3)
k) 4x² - 49 = 0 ( R: 7/2, -7/2)
l) 16 = 9x² (R: 4/3 , -4/3)
2. Calcular o discriminante de cada equação e analisar as raízes em cada caso:
a) x² + 9 x + 8 = 0 (R:-1 e -8)
b) 9 x² - 24 x + 16 = 0 (R:4/3)
c) x² - 2 x + 4 = 0 (vazio)
d) 3 x² - 15 x + 12 = 0 (R: 1 e 4)
e) 10 x² + 72 x - 64 = 0 (R:-8 e 4/5)
e) 5x² - 3x - 2 = 0 (R: 1 e -2/5)
f) x² - 10x + 25 = 0 (R: 5)
g) x² - x - 20 = 0 (R: 5 e -4)
h) x² - 3x -4 = 0 (R: 4 e -1)
i) x² - 8x + 7 = 0 (R: 7 e 1)
3. RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU
1) x² - 5x + 6 = 0 _____(R:2,3)
2) x² - 8x + 12 = 0 ______(R:2,6)
3) x² + 2x - 8 = 0______ (R:2,-4)
4) x² - 5x + 8 = 0 ______(R:vazio)
5) 2x² - 8x + 8 = 0_______ (R:2,)
6) x² - 4x - 5 = 0_______ (R:-1, 5)
7) -x² + x + 12 = 0_______ (R:-3, 4)
8) -x² + 6x - 5 = 0_______ (R:1,5)
9) 6x² + x - 1 = 0______ (R:1/3 , -1/2)
10) 3x² - 7x + 2 = 0 ______(R:2, 1/3)
11) 2x² - 7x = 15 _______(R:5, -3/2)
12) 4x² + 9 = 12x______ (R:3/2)
13) x² = x + 12 ______(R:-3 , 4)
14) 2x² = -12x - 18 _____(R:-3 )
15) ( x - 5)² = 1_______(R:6,4)
16) 25x² = 20x – 4 ____(R: 2/5)
17) 2x = 15 – x² ______(R: 3 , -5)
18) x² + 3x – 6 = -8____ (R:-1 , -2)
19) x² + x – 7 = 5 ____(R: -4 , 3)
20) 4x² - x + 1 = x + 3x² ___(R: 1)
21) 3x² + 5x = -x – 9 + 2x²____ (R: -3)
22) 4 + x ( x - 4) = x _____(R: 1,4)
23) x ( x + 3) – 40 = 0 _____(R: 5, -8)
24) x² + 5x + 6 = 0 _____(R:-2,-3)
25) x² - 7x + 12 = 0 _____(R:3,4)
26) x² + 5x + 4 = 0 _____(R:-1,-4)
27) ( 2x - 4)² = 0_______(R:2)
28) x² - 18x + 45 = 0 _____(R:3,15)
29) -x² - x + 30 = 0 _____(R:-6,5)
30) x² - 6x + 9 = 0 _____(R:3)
31) ( x + 3)² = 1_______(R:-2,-4)
32) x² + 3x - 28 = 0 (R: -7,4)
33) x² - 3 = 4x + 2 (R: -1,5)
Equação de 2ºgrau - Exemplos
Resolução de equações completas do 2° grau
Como vimos, uma equação do tipo: ax² + bx + c= 0, é uma equação completa do segundo grau e para resolvê-la basta usar a fórmula quadrática (atribuída a Bhaskara), que pode ser escrita na forma:
Δ = b²- 4ac é o discriminante da equação.
Para esse discriminante Δ, há três possíveis situações:
1) Δ > 0 , a equação te duas raízes reais e diferentes.
2) Δ = 0, a equação tem uma raiz
3) Δ < 0 , a equação não tem raízes reais
Abaixo alguns exemplos da aplicação do Discriminante com a fórmula de Bhaskara:
08/04/2013
02/04/2013
23/03/2013
18/03/2013
11/03/2013
05/03/2013
20/02/2013
03/02/2013
Voltei
Acabaram as férias meus anjinhos!!
Vamos voltar a estudar e se deliciar com muitos exercícios de matemática... rs
:)
Assinar:
Postagens (Atom)